sábado, 29 de novembro de 2008

Ídolos Corinthianos - Goleiro Ronaldo

Desde os tempos de peladas na Penha, Zona Leste de São Paulo, Ronaldo Soares Giovanelli sonhava em fechar o gol do seu time do coração. Em 1979, ele começou a realizar este sonho ao passar em uma peneira no Corinthians.

Como profissional, estreou no dia 7 de fevereiro de 1988 com a camisa do alvinegro. Logo de início mostrou que levava jeito para a coisa e não levou nenhum gol no amistoso contra o São José, que terminou empatado em 0 a 0.
Aos 20 anos, herdou a camisa 1 que antes era disputada por Carlos e Valdir Peres. Sem sentir a responsabilidade, conquistou rapidamente a confiança da Fiel com quem viveu uma relação intensa de muito amor e algum ódio.

Também muito cedo, conquistou a fama de mascarado e encrenqueiro. Fato que o impediu de realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo. Assim que saía dos vestiários, encarava o futebol como algo mágico. Batia as chuteiras na trave, fazia o sinal da cruz várias vezes até chegar ao outro lado do gol. 

Repetia o ritual, que também marcou sua carreira e sua personalidade forte. "Os 90 minutos de jogo, debaixo do gol, são meus. São sagrados e eu não brinco. Ali eu sou tudo, quero ganhar. Não mudo para agradar", dizia.

Amado pela torcida e titular absoluto durante aproximadamente uma década, Ronaldo é o terceiro jogador a ter vestido a camisa do Corinthians mais vezes: 601. O goleiro só perde par Wladimir 803 partidas e Luizinho 606.


Defesas de Ronaldo pelo Corinthians




Nome: Ronaldo Soares Giovaneli
Nascimento: 20 / 11  /1967
São Paulo - SP
Posição: Goleiro
Período em que jogou no Corinthians:
de 1988 à 1998
Jogos: 602
Gols sofridos: 571



Títulos:

Campeão Paulista de 1988
Campeão Paulista de 1995
Campeão Paulista de 1997
Campeão da Copa do Brasil 1995
Campeão Brasileiro de 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário