sábado, 28 de outubro de 2017

Ídolos Corinthianos - Emerson Sheik


Em 1996, Emerson já não acreditava que pudesse vingar no futebol por conta da idade aos 18 anos, . Foi então que, Carmem Lúcia mãe do Sheik, adulterou sua certidão de nascimento. Marcio Passos de Albuquerque, nascido em 6 de setembro de 1978, virou Marcio Passos, nascido em 6 de dezembro de 1981.
Na época, a família de Emerson morava num bairro pobre de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e ele trabalhava como ajudante de pedreiro.

Revelado nas categorias de base do São Paulo, o atacante Emerson começou discreto no futebol brasileiro. Não conseguiu ter uma sequência de jogos pelo rival do Timão, e acabou sendo vendido para o futebol asiático. Ficou quase dez anos atuando no futebol estrangeiro, ( JAPÃO: Consadole Sapporo, Kawasaki Frontale e Urawa Red Diamondsaté  *  QUATAR: Al-Sadd  *   -FRANÇA: Rennes ). No BRASIL: Flamengo, Fluminense, CORINTHIANS , retornar ao nosso país, em 2009, para jogar no Flamengo - ganha o Campeonato Brasileiro pelo time do Rio de Janeiro.

Em 2010, já com a camisa do Fluminense. Foi importante na conquista do título brasileiro, fazendo o gol que garantiu o título para o time carioca. 
Sheik começou a temporada de 2011 ainda no Fluminense, mas logo foi dispensado pela diretoria do clube, após se envolver em polêmicas. "cantou uma música do bonde do flamengo"

No dia 18 de maio de 2011, o Corinthians anunciou a contratação do atacante, ali começava sua trajetória pelo alvinegro. 
No início permaneceu no banco de reservas, sendo preterido pelos atacantes Willian, Jorge Henrique e Liedson. Sua primeira grande atuação foi na partida contra o Atlético-MG, pela 17° rodada do Brasileirão, quando o time estava perdendo de 2 a 0, fora de casa, e o atleta entrou em campo para mudar a partida e ajudar o time a virar o placar - o jogo terminou em 3 a 2 para o Timão.
Comemorando o título de Campeão Brasileiro de 2011 no vestiário
O Corinthians se sagrou campeão brasileiro naquele ano - Emerson Sheik conquistava o campeonato nacional pela terceira vez seguida, às outras duas pelo Flamengo (2009) e Fluminense (2010).
Sheik curtindo a glória de ser Campeão da Libertadores

Em 2012, finalmente viria a glória de Emerson com a camisa do Corinthians. O clube conquistou a Copa Libertadores de forma espetacular. O time jogava um futebol seguro na defesa e certeiro no ataque. Foram 14 partidas disputadas, com oito vitórias e seis empates. 

Emerson iniciou o ano de 2012 muito bem técnica e fisicamente. Foi considerado o destaque do primeiro jogo das semifinais da Libertadores 2012 entre Corinthians e Santos. Fez um golaço em plena Vila Belmiro, batendo cruzado no ângulo da entrada da área, e garantiu a vitória corintiana pelo placar mínimo. Apesar do gol e da grande participação, Sheik acabou expulso

O camisa 11 marcou cinco vezes naquela competição, sendo considerado o melhor jogador do torneio - o gol contra o Santos na Vila Belmiro e principalmente os dois na grande final contra o Boca Juniors entraram para a história do Timão.

 

"Eu nasci e fui criado num lugar muito simples, e vi coisas que talvez muitos de vocês (jornalistas) não viram. Me perguntaram se tinha pressão, alguma coisa do tipo, de jogar na Bombonera (estádio do Boca Juniors, palco do jogo de ida da final). Cara, pressão é deitar na cama e ter medo de uma bala perdida atingir seu corpo. Jogar no estádio lotado com vocês, com bola e grama novas é um privilégio. É momento de desfrutar, não de sentir medo ou pressão"

Comemoração do Título mundial da FiFA

Ainda naquela temporada, o time alvinegro viajou ao Japão na disputa do Mundial de Clubes. Emerson foi titular nas duas partidas - contra Al-Ahly e Chelsea -, conseguiu assustar as defesas adversárias e cumprir sua função tática. O Corinthians acabou superando o Chelsea na final, e levou seu segundo título mundial.

Com muitas conquistas na bagagem, o ritmo do atacante diminuiu em 2013. Mesmo assim, ainda conquistou um Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana, esses dois no primeiro semestre. Na segunda metade do ano, o setor de ataque do Corinthians vivia um mau momento e o time não conseguiu repetir as boas campanhas.

     
Campeão paulista 2013                     Campeão da Recopa Sul-Americana

Na temporada de 2014 foi emprestado ao Botafogo, para disputar o Campeonato Brasileiro. Apesar de ter feito boas aparições pelo time carioca, acabou dispensado após uma decisão da diretoria do clube - junto de outros três atletas.

Voltou na temporada seguinte, para fechar sua trajetória no clube do Parque São Jorge. Disputou Campeonato Paulista e a Copa Libertadores, mas não conseguiu erguer as canecas. Seu contrato com o clube se encerrou no meio de 2015, quando o atleta se foi jogar no Flamengo.

Nome: Marcio Passos de Albuquerque
Nascimento: 06/12/1978
Nova Iguaçu - RJ
Posição: Atacante
Período em que jogou no Corinthians: 
de 2011 à 2015
Jogos: 157
Gols: 26




Títulos: 

Campeonato Brasileiro: 2011
Copa Libertadores de América 2012
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2012
Campeonato Paulista: 2013
Recopa Sul-Americana: 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário