sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ídolos Corinthianos - Paulo Borges

Paulo Borges tinha sido contratado apenas por três meses e o Corinthians não pretendia comprar o passe tido como muito caro, tanto que na mesma época contratou outro ponta-direita (Buião). Mas o gol da quebra do tabu fez com que os dirigentes do time do Parque São Jorge mudassem de idéia e o contratassem em definitivo. O apelido de Paulo Borges é "risadinha".

Natural de Laranjais, no Rio de Janeiro, Paulo nasceu no dia 24 de dezembro de 1944. 

Paulo Borges era o maior ponta direita da América do Sul e foi contratado pelo presidente Wadi Helou numa ousada tacada que chacoalhou o noticiário esportivo brasileiro.

E um resultado foi marcante: Paulo Borges fez o primeiro gol do Corinthians, no dia 6 de março de 1968, na célebre noite em que finalmente caiu o tabú do Santos contra o Timão. O jogo terminou 2 a 0 para o Corinthians, numa quarta-feira à noite, no Pacaembu, gols de Paulo Borges de pé esquerdo e de Flávio Minuano de pé direito. Era o fim do tabu que durou 10 anos com o Santos de Pelé só ganhando ou empatando com o Corinthians em jogos do Campeonato Paulista.
"Nunca fui campeão pelo Corinthians, mas aquele jogo foi uma das maiores alegrias da torcida", disse em entrevista anos depois.

No Parque São Jorge Paulo Borges ficou de 1968 a 1974, tendo sido emprestado ao Palmeiras em 1971, mas só saiu definitivamente do Corinthians no final de 1974 quando foi jogar no Nacional de Manaus.

Paulo Luis Borges, o Paulo Borges "Risadinha", faleceu no dia 15 de julho de 2011, no Hospital Paulistano, na capital paulista, por decorrência de câncer de pulmão.

Nome: Paulo Luis Borges
Nascimento: 24/12/1944 - Laranjais - RJ
Falecimento: 15/07/2011 - Americana - SP
Posição: Ponta-direita
Período em que jogou no Corinthians: 6 anos (de 1968 a 1974)
Jogos: 235
Gols: 62
Títulos: Nenhum

Nenhum comentário:

Postar um comentário