sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ídolos Corinthianos - Liedson

Liedson da Silva Muniz é um atacante baiano naturalizado português, e que em 2002, antes mesmo de se tornar cidadão lusitano, passou pelo Poções - BA, Prudentópolis - PR, Curitiba - PR, Inter de SM - RS,  Flamengo - RJ, Corinthians,  Sporting, a escapar do rebaixamento, transferindo-se mais tarde para o Corinthians e Seleção Portuguesa.

Nascido no munícipio histórico baiano de Cairu, Liedson, começou a carreira de forma tardia, já com 23 anos de idade, atuando pelo Poções, time despretensioso da cidade homônima, e que disputava apenas o Campeonato Baiano de 2000.

A quarta colocação obtida pelo time do interior baiano naquela competição, e o destaque de Liedson, fizeram com que o jogador obtivesse a primeira chance de atuar em um time do sul do país, entretanto, não se tratava de nenhum grande time daquela região, mas sim do pequeno Prudentópolis da cidade de mesmo nome no Paraná.

Do pequeno Prudentópolis para o gigante paranaense Coritiba, Liedson chegou a um ponto na sua carreira, onde apenas um ano mais cedo não imaginava estar, e mais, ao fim da Copa Sul-Minas de 2002, quando marcou 14 gols, foi contratado pelo clube 

Após ter sido revelado pelo Poções da Bahia, Liédson passou pelo Prudentópolis, do Paraná. Jogou também por pouco mais de um mês no Inter-SM, do Rio Grande do Sul. Não se sabe ao certo o que acarretou a dispensa do jogador por parte do clube gaúcho. 

O principal motivo que foi veiculado na mídia foi que pelo seu estilo franzino, o Inter-SM não acreditou que Liédson poderia jogar na segunda divisão do Gauchão. O preparador físico do clube à época, Luiz Fernando Nunes, afirmou que o atleta havia participado apenas de um recreativo e com tênis de corrida em vez de chuteiras.

Em 2002, jogou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo e deixou boa impressão, já que, em apenas 29 partidas disputadas, chegou a marcar 15 vezes suas atuações foram decisivas para que o Flamengo não fosse rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

No início de 2003, o Levezinho assinou contrato com o Sport Club Corinthians Paulista, em negociação complicada com o Flamengo que envolveu o atacante Fernando Baiano. 
No Coringão ajudou a conquistar o título Paulista de 2003, apesar de sair no meio daquele ano, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal, em sua primeira passagem pelo Timão, Liedson marcou 22 gols em 33 jogos.

Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, espontaneidade e exímia finalização, Liédson é dono de uma extraordinária capacidade para marcar gols, sendo considerado, por muitos, como um dos melhores do mundo na posição.

No Sporting Liedson finalmente se firmou. Chegou ao clube em 2003  se manteve na equipe titular por varios anos. Contudo, ainda faltavam mais títulos à carreira de Liédson. Estes começaram a aparecer somente a partir da temporada 2006/07, em que o Sporting conquistou a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal.

Uma temporada mais tarde, mesmo não tendo disputado a final por conta de uma lesão, Liédson sagrou-se bicampeão da Taça de Portugal, conquistando também a Supertaça.

Em 2008 o nome de Liédson ganhou as manchetes na imprensa baiana por conta de uma suposta fraude em seu histórico profissional. O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, foi denunciado por falsidade ideológica pelo Ministério Público Estadual. 
O dirigente foi acusado de fraudar uma certidão do jogador, então com 30 anos, na qual constava que ele foi formado nas divisões de base do time do Poções. A falsificação no documento prejudicou a Liga Valenciana de Futebol, de Valença, que não teria recebido percentual pela venda do atleta, apesar de ser a verdadeira formadora do jogador.

O presidente da FBF foi acusado de alterar a certidão do jogador para constar que ele tinha atuado no Poções, entre 15 de agosto de 1993 e 6 de setembro de 2000. Mas, na verdade, o jogador tinha atuado na Liga Valenciana entre 1995 e 1999. A funcionária do Departamento de Registro da Federação, Maria Balbina Barbosa de Sousa, prestou depoimento à polícia e confirmou a acusação contra o chefe e disse que foi obrigada por ele a assinar o documento adulterado. Liédson não foi denunciado porque não sabia da adulteração do documento. O caso foi arquivado.
Corinthians

Em 13 de setembro de 2009, Liédson marcou seu centésimo gol no Campeonato Português (em 176 jogos). Era seu 250º jogo oficial com a camisa do Sporting.

Em 31 de janeiro de 2011, o Sporting confirmou que chegou a um acordo com o Sport Club Corinthians Paulista, no valor de 4,5 milhões de reais, para a transferência em definitivo do jogador a partir de 7 de fevereiro de 2011, para a disputa da Taça Libertadores da América 2011.
No dia 4 de fevereiro de 2011, Liédson fez seu jogo de despedida após atuar por quase oito anos no Sporting, em partida contra a Naval. Liédson se despediu da torcida marcando dois gols, no empate em 3 a 3.
9 de fevereiro de 2011, o Levezinho reestreou no Corinthians, marcando dois gols na vitória sobre o Ituano,contra o Paulista um empate em 0 a 0 sendo o destaque do time e logo após marcando os 2 unicos gols da vitória contra o Mogi Mirim pelo Campeonato Paulista. Após esse jogo, Liédson colaborou fazendo o terceiro gol do Corinthians no clássico contra o Santos, na vitória por 3 a 1. Ajudou o time sendo o principal atacante do Campeonato Paulista pelo Corinthians onde ficou com o vice- campeonato
No Brasileirão 2011, mais uma vez colaborou com a equipe, com muita disposição, raça e principalmente com gols decisivos, tornando-se, Campeão Brasileiro de 2011, sendo o principal artilheiro da equipe com 12 gols desbancando então Adriano.



Nome: Liédson da Silva Muniz
Nascimento: 17/12/1977
Cairu- BA
Posição: Centroavante
Período em que jogou no Corinthians: 
2003  e de 2011 à 2012
Jogos: 111
Gols: 50




Títulos: 


Campeão Paulista de 2003
Campeão Brasileiro de 2011
Campeão da Copa Libertadores 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário