quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ídolos Corinthianos - Vicente Matheus

Dificilmente um presidente figura no cobiçado hall de ídolos de um clube de futebol. Para isso acontecer, ele precisa ter, além de grande importância, o carinho da torcida. No Corinthians, Vicente Matheus está, com certeza, entre os maiores nomes da História do clube. Espanhol de nascimento, Matheus era, acima de tudo, um corintiano. Chegou ao país com seis anos e foi criado na Zona Leste de São Paulo. Fez fortuna como empresário do ramo da construção civil. Entretanto, foi mesmo no Corinthians que encontrou sua razão de viver. Em 1934, aos 26 anos, Vicente Matheus se tornou sócio do clube e começou sua história no clube alvinegro. Mudou-se para o Tatuapé e começou a crescer na política corintiana. Em 1954, quando o time foi campeão paulista do IV Centenário, era o diretor de futebol. Em 1959, por voto direto dos associados, assumiu a presidência do clube. Comandou o Corinthians durante oito mandatos e participou das maiores conquistas do Timão.
O Campeonato Paulista de 1977, conquistado após longo período de fila e o Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro do Corinthians, vieram sob a batuta do carismático presidente corintiano. Matheus foi um grande presidente, capaz de até investir dinheiro do próprio bolso no clube. Agia assim em contratações de jogadores como também em prêmios e até moradia aos atletas alvinegros. Protagonizou episódios célebres como, por exemplo, a contratação de Sócrates, um dos maiores ídolos da História do clube. Na época, Palmeiras e São Paulo também tinham interesse no Doutor, mas com as manobras de Vicente Matheus o Corinthians deu um “chapéu” nos rivais e trouxe o camisa 8 para o Parque São Jorge. 
Timão na vida pessoal - No Corinthians também, que Vicente Matheus foi feliz na vida pessoal. No clube conheceu Marlene Matheus, com quem casou-se em 1968. Em 1991, graças a uma manobra política de Matheus, Marlene assumiu a presidência até 1993. Vicente Matheus morreu em fevereiro de 1997, vítima de câncer.

PUBLICADA EM 13/7/2010
RAPHAEL FREITAS



PÉROLAS

Vicente Matheus foi um dos mais carismáticos e pitorescos presidentes da História do clube, e autor de algumas frases célebres. Confira algumas:


Comigo ou sem migo o Corinthians será campeão.”
“O Sócrates é um jogador invendável e imprestável.”
“O pato é um animal aquático e gramático.”
“Agradeço à Antártica pelas Brahmas que nos mandou.”
“Quem sai na chuva é para se queimar.”
“Não contratei o Falcão, mas contratei o Lero-Lero.” (Quis dizer Biro-Biro).
“Peço aos corintianos que compareçam às urnas para naufragar nossa chapa.”


Nome: Vicente Matheus
Nascimento: 28 / 05 / 1908
Zamora - Espanha
Período em que dirigiu no Corinthians: 
de 1959 à 1961, de 1972 à 1981 e de 1987 à 1991




Títulos: 

Campeão Paulista de 1977
Campeão Paulista de 1979
Campeão Paulista de 1988
Campeão Brasileiro de 1990




Nenhum comentário:

Postar um comentário