sexta-feira, 24 de junho de 2011

Campeão Brasileiro de 1999

O Corinthians que já tinha uma excelente equipe a base era a mesma do ano anterior, mesmo assim foi em busca de reforços para tentar consegui o inédito tricampeonato, foram contratados o goleiro Dida, os zagueiros Nenê e João Carlos, o lateral César Prates, o volante Marcos Senna, o meia Luiz Mário e o artilheiro Luizão. 


A campanha da Primeira Fase refletiu o domínio absoluto do alvinegro: 14 vitórias, 2 empates e apenas 5 derrotas , com goleadas como, 4x1 sobre o Santos e 4x0 sobre o Internacional-RS e também derrotas com o sofrida por 4x0, para o Atlético-MG, jogo realizado no maracanã.. o Timão terminou a primeira fase na primeira posição e passou para as quartas-de-final. 


O primeiro adversário do Timão foi o Guarani, na primeira partida, em Campinas, o jogo foi bom as duas equipes criaram boas chances de lado a lado, mas no final o placar não foi alterado: 0 a 0. Na segunda partida, no estádio do morumbi, o Corinthians entrou em campo sabendo que jogava por mais dois empates. Mesmo assim partiu para cima do clube campineiro, os primeiros dez minutos de partida foram sufocante para o guarani, o Timão alugou o meio de campo e o primeiro gol era questão de tempo. 


Aos 19 minutos, o primeiro gol, o lateral Kléber avança pela esquerda e cruza para Marcelinho completar dentro da área: 1x0. Na etapa final, a pressão continuou, Marcelinho, Edílson e Fernando Baiano perderam gols incríveis. Mas, aos 15 minutos, Fernando Baiano cruzou da esquerda, Ricardinho matou no peito e chutou forte, sem defesa para Gléguer:, golaço 2x0 e fim de papo. Terceira partida, também disputada no Morumbi no dia 24 de novembro, o Guarani precisaria vencer por três gols de diferença. E entrou disposto a tentar esta missão impossível. 


Mas, novamente, só deu Corinthians aos 2 minutos de jogo. Luizão perde a primeira chance, chutando na trave. Aos 4, foi a vez de Rincón chutar de longe para grande defesa de Gléguer, porém em um contra ataque o Guarani marcou primeiro, com Marcinho, aos 29 minutos. E teve a chance de fazer o segundo, dez minutos depois, através de um pênalti cometido por Nenê. Dida, justificando sua fama de pegador de pênaltis, defendeu a cobrança.


No segundo tempo o Timão empatou aos 20 minutos com Luizão completando cruzamento de Marcelinho, da direita. e garantindo a vaga semifinais.

A primeira partida entre Corinthians e São Paulo, foi no dia 28 de novembro, foi um dos jogos mais espetaculares dos play-offs. Nenê abriu o placar para o Timão aos 23 minutos. Aos 29, Raí empatou, mas dois minutos depois, Ricardinho coloca o Timão na frente outra vez. o São Paulo em desvantagem parte para cima e empata, aos 40, com Edmílson. 


Tudo isso no primeiro tempo. No segundo tempo, o São Paulo começou mais rápido que o Timão. Mas em um escanteio defendido por Dida que em uma rárida reposição, lança Edílson que sofre falta apósWilson puxar a camisa do Capetinha dentro da área. Pênalti, que Marcelinho converteu, 3x2. Só que os dois lances mais espetaculares ainda estavam por vir. Dez minutos depois, o São Paulo perdeu a primeira chance do empate. Nenê cortou a bola com a mão e Edílson Pereira de Carvalho marcou pênalti. Raí cobra e Dida defende. 


A Fiel foi a loucura. A vitória já parecia certa quando, aos 47 minutos, outro pênalti para o São Paulo. Raí quer cobrar novamente. Ele inverte o canto. Dida também e defende de novo. A Fiel não acredita no que vê, mas era verdade. Dida tinha acabado de entrar para história do Timão. A segunda partida da desisão foi realizado no dia 5 de dezembro, e para o coringão bastava uma vitória simples para garantir vaga na final. No primeiro tempo pos dois times desperdiça várias oportunidades, só aos 45 minutos, Ricardinho abre o placar para o Timão. 


No segundo tempo, novamente ambos os times desperdiçam muitas chances, até que Vágner, aos 25 minutos, empata para o São Paulo. Só que o tricolor não teve nem tempo de comemorar, 2 minutos depois Edílson, aproveitando um toque de Kléber, fecha o placar 2x1 e coloca o Corinthians na final do Brasileiro.

A primeira partida da final, foi realizada em Belo Horizonte, o Corinthians começou o jogo perdendo, com um gol do centroavante Guilherme aos 15 segundos de jogo. O Atlético Mineiro aproveitando que a equipe do Corinthians jogava muito mal, marca novamente com Guilherme aos 27 minutos aos 39, o Timão diminiu com Vampeta, mais a tarde era do Guilherme,que marca mais uma vez, fim do primeiro tempo em 3x1 para o Galo. O Corinthians volta no segundo tempo melhor e consegue diminuir a vantagem atleticana, Luizão, aos 27 minutos marca o segundo para o Timão. Placar final: 3 a 2 para o Atlético. 
A segunda partida da decisão foi disputado no Morumbi dia 19 de dezembro, o Corinthians entra em campo empurrado pela torcida e volta a jogar seu bom futebol e não tem dificuldades para marcar o primeiro gol com Luizão aos 28 do primeiro tempo, Na segunda etapa não foi diferente e aos 14 minutos do segundo, Luizão marca novamente e leva a decisão para a terceira partida do play off. 
No dia 22 de dezembro de 1999, a terceira e ultima partida da decisão também foi disputada no estádio do Morumbi, o Timão tinha a vantagem de jogar pelo empate, a fiel assistiu a uma das finais mais dramáticas e cardíacas dos últimos tempos. No primeiro tempo, nada de gols, apesar de ter apresentado boas chances Enquanto Guilherme levava perigo para o gol do Corinthiano , Marcelinho Carioca cobrava faltas com muito perigo e, uma delas, chegou a bate na trave e sai. No segundo tempo o Atlético volta disposto a marcar um gol e levar o título. mais o Corinthians armou uma defesa bem sólida e segurou o resultado que garantiu o Bi Campeonato o terceiro da história.




Campanha do Campeonato Brasileiro de 1999
Jogos: 29
Vitórias: 18
Empates: 5
Derrotas: 6
Gols pró:: 61
Gols contras: 38


Um comentário:

  1. Queria saber o s nomes dos jogadores do poster de 1999. Se vcs saberem coloca ai por favor.

    ResponderExcluir