quinta-feira, 23 de junho de 2011

Campeão Brasileiro de 1990

No início dos anos 90 o Corinthians vivia um momento complicado a pressão para conquistar um título nacional era grande, muitos dizem que esta pressão era maior do que a atual, existente para conquistar uma Libertadores. 

O Corinthians já havia conquistado 20 vezes o Campeonato Paulista e 4 o Torneio Rio-São Paulo. Porém, faltava uma conquista no âmbito nacional . Com um time modesto liderado principalmente pelo o craque Neto e também pelo goleiro Ronaldo, o time se classificou na última rodada de classificação, vencendo a Equipe do Náutico pelo placar de 1x0 no Estádio do Pacaembu.

Nas quartas de finais o Corinthians enfrentou o Atlético Mineiro, apontado por muitos o favorito no confronto e também para conquista do título nacional , o Timão nem deu bola para os especialista e logo no primeiro jogo venceu por 2x1, na segunda partida em Minas Gerais e empate por 0x0, e passaporte carimbado para as semi-finais contra a quipe do Bahia. 
A primeira partida foi realizada no Pacaembu, debaixo de uma chuva muito forte, mais com um gol de falta do maestro Neto e outro gol contra do adversário, o Timão venceu por 2x1 em São Paulo e foi para Salvador jogar a segunda partida. 

A segunda partida foi realizada no estádio da Fonte Nova, com muita raça o Timão segurou o empate por 0x0 e arrancou a classificação, e o Corinthians chega a segunda decisão do desejado Campeonato Brasileiro. O adversário da vez era um velho conhecido, o rival São Paulo. 


No primeiro jogo da grande final 13/12/1990, o Corinthians entrou em campo, mais uma vez como a zebra, e deu zebra o Timão venceu por 1x0 com gol de Wilson Mano após cruzamento de Neto.
Na segunda partida dia 16/12/1990, com muita raça e mesmo sem muitas estrelas, aquela equipe havia entrado para a história alvinegra..

O estádio do Morumbi estava lotado, o jogo final do Brasileiro de 1990 foi presenciado por mais de 100 mil pessoas, 80% de torcedores eram corinthianos, os são paulinos ficaram apenas com a parte atrás de um dos gols, parecia uma festa anunciada que não poderia dar errado, e foi exatamente isto que aconteceu, com um time muito equilibrado, o Corinthians conseguiu ganhar outra vez do tricolor, com um gol chorado de Tupãzinho, aos 9 minutos do 2° tempo. 


Fim da espera o Corinthians conquista o seu primeiro título Brasileiro.
Enfim, acabava naquela tarde de 16 de dezembro de 1990 o estigma regional do Corinthians. O clube alvinegro era campeão nacional pela primeira vez e garantia seu lugar no olimpo do futebol brasileiro. Era a consagração de um time sem estrelas, mas que esbanjava vontade e raça para vencer, além de contar com um inspiradíssimo Neto, nome maior daquele elenco e principal responsável pela conquista.

Campanha: Campeonato Brasileiro 1990
Jogos: 25
Vitórias: 12
Empates: 8
Derrotas: 5
Gols pró:: 23
Gols contras: 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário