terça-feira, 10 de maio de 2011

Campeão Paulista de 1979

O Corinthians foi Campeão Paulista de 1979, apesar de o jogo final ter sido disputado em fevereiro do ano seguinte, como em 1977, a partida foi contra a Ponte Preta, com a influência nos bastidores do presidente corintiano Vicente Matheus.  Ele se recusou a disputar a partida contra a Ponte Preta, na primeira fase. Foi programada uma rodada dupla, e Matheus disse que o Corinthians acabaria prejudicado na divisão de renda. Na verdade, era uma estratégia para paralisar o campeonato e esfriar o maior rival, o Palmeiras, que estava embalado sob o comando de Telê Santana. De fato, o campeonato parou enquanto a questão do jogo Corinthians x Ponte Preta se arrastava. O título só foi decidido em fevereiro de 1978, quando chegou a hora da semifinal, o ritmo do Palmeiras tinha sido esfriado. 
No primeiro jogo, empate em 1 a 1. No outro, vitória corintiana por 1 a 0, com um gol de canela de Biro-Biro. Na final, novamente contra a Ponte Preta, show da afinada dupla Palhinha e Sócrates. Na primeira partida, no dia 3 de fevereiro, o Corinthians venceu por 1 a 0 com gol de Palhinha. Na Segunda, 0 a 0 e no terceiro e decisivo jogo, realizado em 10 de fevereiro, no Morumbi, o Timão não perdoou e ganhou o jogo por 2 a 0, gols de Sócrates e Palhinha. 
Era o 17º título paulista do Corinthians.mas já sem toda aquela pressão e com dois gols de diferença, marcados por Sócrates e Paqlhinha, a taça foi fácil para o Parque São Jorge. 



Em pé: Jairo, Mauro, Luis Cláudio, Amaral, Caçapava e Romeu
Agachados: Piter, Biro-Biro, Palhinha, Sócrates e Vladimir

Campanha do Campeonato Paulista de 1979
Jogos 48
Vitórias 21
Empates 20
Derrotas 07
Gols Pró 58
Gols Contra 31


Nenhum comentário:

Postar um comentário