quarta-feira, 13 de abril de 2011

Campeão Paulista de 1954 - IV Centenário



Em 1954, por ser o IV Centenário da Cidade de São Paulo, este campeonato despertou muito interesse dos torcedores. Este Campeonato começou em 1954, mas só terminou no dia 6 de fevereiro de em 1955. Durante todo o torneio, Corinthians, palmeiras, são paulo e santos se alternavam na liderança. Porém, nas rodadas finais, apenas o Corinthians e o palmeiras tinham chance de conquistar o título histórico. Na semana que antecedeu a decisão, o Corinthians perdeu para o santos por 4x1. Se tivesse ganho, teria conquistado o titulo com antecedência. Por isso, já na terça feira os jogadores corintianos, solteiros e casados, foram se concentrar no Horto Florestal. Alguns jogadores reclamaram. Depois entenderam que o objetivo de todos era conquistar o campeonato. Por isso, valia a pena qualquer sacrifício.  Assim, no dia 6 de fevereiro de 1955, Desde cedo, o movimento na cidade era grande, pois todos queriam acompanhar a grande final. Para o Corinthians, campeão do Centenário da Independência em 1922, bastava o empate para assegurar o título. Ao palmeiras, só a vitória interessava. E esse título, assim como o de 1922, valeria por 100 anos. O estádio inteiro, a princípio com espanto e incredulidade, depois com muitas vaias e xingamentos e foguetórios, viu entrar pelo túnel da esquerda a equipe do palmeiras com estranhas e inexplicáveis camisas azuis. A diretoria palmeirense, Byron Giuliano, mandou o time entrar em campo com camisas azuis ao invés de verde para tentar a sonhada vitória. Nos primeiros minutos do jogo mais de cinqüenta mil corintianos estavam em silêncio. Gilmar fez duas grandes defesas. Jair e Humberto do palmeiras perderam dois gols considerados feitos. O Corinthians jogava com muita raça e assim inda no primeiro tempo que surgiu o gol do Corinthians. Cláudio cruzou a meia altura para a área palmeirense. Rápido, Luizinho o Pequeno Polegar, entrou no meio dos zagueiros e cabeceou para abrir a contagem. Antes de entrar, a bola ainda bateu na trave. Gooooooool. No começo do segundo tempo o palmeiras conseguiu o empate, apartir dai o Corinthians segurou o empate até o fim.

Corinthians Campeão do IV Centenário.
Festa alvi-negra no pacaembu, torcedores conseguiram entrar em gramado, em poucos instantes, dezenas, centenas, milhares de torcedores estavam no  gramado para comemorar o campeonato conquistado. As camisas dos jogadores eram arrancadas a força, que semi nus, correram e entraram nos vestiários. O técnico Osvaldo Brandão, de terno e gravata, era carregado pela torcida enlouquecida.
Empolgado, o presidente Alfredo Inácio Trindade, que chegou a passar mal. São Paulo viveu uma noite de loucura com a torcida corinthians comemorando o titulo. Era gente comemorando em toda a cidade e os donos de bares enchendo os cofres. Naquele domingo São Paulo parou e se embriagou de Corinthians.



Campanha do Paulista de 1954

Jogos: 42
Vitórias: 26
Empates: 18
Derrotas: 2
Gols pró::55
Gols contras: 25

Um comentário:

  1. Queria saber o s nomes dos jogadores do poster de 1954. Se vcs saberem coloca ai por favor.

    ResponderExcluir